Carbono ou alumínio, qual a melhor bike?
Muitos acreditam que as bikes de carbono são sempre melhores que as de alumínio, mas será que isso é verdade?
Diríamos que nem sempre, pois hoje existem tecnologias que permitem construir quadros de alumínio com características similares aos de carbono.
De maneira geral, o carbono permite que os quadros sejam mais leves e rígidos, porém um pouco mais frágeis.
Já os de alumínio são mais robustos e pesados.
É claro que se analisarmos apenas as características dos materiais, vamos constatar que o carbono é melhor, porém a construção do quadro é o que mais importa para que a bike funcione da melhor maneira.
É importante entender que existem bicicletas de alumínio até melhores e mais leves que algumas de carbono.
Na hora de comprar, faça uma avaliação completa, pesquise sobre o tipo de fabricação do quadro e o seu peso. Uma loja confiável irá te fornecer todas essas informações e orientações para que você faça uma boa escolha.
Saiba que uma bicicleta de carbono de alto nível será sempre muito mais cara que uma de alumínio no mesmo nível.
Quando os preços estiverem muito próximos, é sinal que a bike de carbono é de entrada e poderá ser vantagem optar pela de alumínio.
Vamos dar um exemplo prático, uma bicicleta de alumínio com peças padrão A custa 10mil reais e uma bicicleta de carbono com peças padrão B custa 12mil reais. Nós acreditamos que nesse caso é melhor optar pela bicicleta de alumínio pela confiabilidade do quadro e padrão de peças melhor.
Mas esse é apenas um exemplo para clarear a sua mente, lembre-se que é preciso fazer uma avaliação completa das bikes para tomar uma decisão melhor.
E também acreditamos que o gosto pessoal influencie muito, se você quer ter uma bike de carbono, então tenha!
O mais importante é que você seja feliz pedalando, o material do quadro vem em segundo lugar, e com o tempo você irá testar e aprender o que é melhor para você.
Faça ótimas pedaladas!
0 comentário