O que é uma prova de contra relógio no ciclismo?

Publicado por Equipe BP em

Você já deve ter notado que no ciclismo existem vários estilos diferentes de provas. Hoje você vai entender como funciona uma prova de contra relógio. (time trial)

Sabe aquelas provas onde um ciclista anda geralmente sozinho e com capacete e roupas super aerodinâmicas? Essa é uma prova de contra relógio.

O contra relógio é um estilo de prova famosa no ciclismo onde vence o competidor que fizer o percurso estipulado no menor tempo.

O nome contra relógio também é utilizado em outros esportes.

As provas de contra relógio no geralmente tem percursos menores quando comparado as provas de ciclismo de estrada tradicionais.

Existem alguns estilos de provas de contra relógio no ciclismo de estrada:

  • ITT – Individual time trial – Contra relógio individual
  • TTT – Team time trial – Contra relógio por equipes
  • Track-based time trial – Contra relógio no velódromo
  • Prólogo – etapa de abertura de uma prova no estilo Tour de France ou Giro D’Italia

Nas grandes voltas, existem dois tipos de contra relógio, individual ou em equipe. Na prova individual não é permitido seguir outro atleta para economizar energia.

Na prova em equipes, o pequeno pelotão faz um revezamento para ganhar tempo e economizar energia.

Como são as bicicletas de contra relógio?

As bicicletas usadas nessas provas são diferentes. O guidão permite que o ciclista fique em uma posição mais aerodinâmica. A geometria da bike é pensada para que o rendimento seja maior no plano.

As bicicletas de contra relógio não são tão boas nas montanhas.

Quando uma etapa de contra relógio possui uma subida longa, alguns ciclistas optam por trocar a bicicleta apenas para realizar aquela subida. Em italiano, esse tipo de prova se chama cronoscalata.

Velocidades incríveis

A velocidade média que os ciclistas profissionais conseguem manter em um contra relógio é impressionante. Em alguns casos a velocidade média fica próxima a 60km/h.

Por exemplo, em 1989, Greg LeMond manteve uma média de 54km/h durante a etapa Versailles – Paris no Tour de France. Essa etapa tinha 24,5km.

Greg LEMOND (USA) 3 x time winner Tour de France. Here in Paris for the final time trial wins by 50 sec from race leader Laurent FIGNON to win Tour by 08sec!!! Photo: John COLES.

E você, gosta de pedalar? Queremos te convidar para participar da Jornada do Ciclista, uma série de conteúdos que irão te ajudar a evoluir no esporte e viver mais saudável.


Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.