Conheça a importância da respiração no ciclismo

Publicado por Equipe BP em

A respiração é a atividade mais importante durante o ciclismo, afinal, é ela que vai garantir ao corpo o oxigênio necessário para a produção de energia.

Muitos ciclistas não dão a devida atenção à respiração, investem em equipamentos caros para melhorar a performance e não se dão conta que poderiam evoluir com algumas mudanças básicas.

O aumento da frequência respiratória durante o pedal pode causar perda de força instantânea nas pernas, isso acontece porque o sangue migra dos músculos periféricos para os músculos respiratórios para atender às suas demandas.

O primeiro passo para ter uma boa respiração é melhorar a postura em cima da bike.

Nesse caso um bike fit pode ajudar a colocar o seu corpo bem posicionado para que os músculos envolvidos na respiração fiquem livres para fazer o seu trabalho.

Também é importante fortalecer os músculos envolvidos na respiração e que mantém a nossa postura correta.

Fale com um educador físico, ele irá te ajudar a fortalecer essa musculatura tão importante. Intercostais, abdominais, entre outros.

importância respiração ciclismo

Durante o pedal, mantenha a respiração controlada, o mais importante é tentar inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca. Esse é o processo natural do corpo, então quando você não conseguir manter a respiração assim, diminua um pouco o ritmo.

Procure escutar e entender o seu corpo, esse aprendizado trará grandes benefícios para a sua saúde e desempenho no ciclismo.

Boas pedaladas!

Leia também:
Dicas sobre o que comer antes, durante e depois de um pedal de 100km
Gravel ou MTB? Descubra qual a melhor bicicleta para o seu estilo de pedal
Palatinose: como consumir durante o pedal para aumentar a energia


Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.