Rolo de Treino de Equilíbrio, saiba tudo a respeito!

Publicado por Equipe BP em

O Rolo de Treino de Equilíbrio é um equipamento muito útil para os ciclistas que desejam fazer treinos em casa quando não é possível estar na rua. São muito utilizados durante o inverno e também em momentos de aquecimento antes de provas.

Existem basicamente dois modelos de rolos de treino, os fixos e os de equilíbrio. Cada um deles tem seus diferenciais e benefícios, mas hoje iremos falar apenas do Rolo de Treino de Equilíbrio.

Rolo de Treino de Equilíbrio
Rolo de Treino Fixo

QUAL A HISTÓRIA DO ROLO DE EQUILÍBRIO?

Os rolos de treino de equilíbrio surgiram na Europa na década de 50 e eram utilizados pelos atletas para manter o condicionamento físico durante o inverno rigoroso.

Antigo Rolo de Equilíbrio

Nos dias atuais, com o desenvolvimento de novas tecnologias em Roupas Térmicas, é possível pedalar durante mais tempo no inverno. Confira no link abaixo uma matéria sobre excelentes Roupas Térmicas para Ciclismo.

ROUPAS TÉRMICAS PARA FRIO | Conheça a tecnologia da Curtlo

COMO FUNCIONA O ROLO DE TREINO DE EQUILÍBRIO?

O Rolo de Equilíbrio para Treino de ciclismo consiste de uma estrutura com 3 tubos onde a roda de trás da bicicleta fica entre dois deles e a roda dianteira sobre um. Esses tubos são ligados através de uma correia, assim quando giramos o tubo com a roda traseira, o tubo da parte frontal irá girar na mesma velocidade.

Dessa forma, ao começar a pedalar, as duas rodas vão girar na mesma velocidade e a sensação será de estar realmente pedalando em uma superfície plana.

COMO COMEÇAR A PEDALAR NO ROLO DE EQUILÍBRIO?

Parece simples, mas começar a pedalar no rolo de equilíbrio pode ser uma tarefa complicada para muitas pessoas que não estão familiarizadas. Veja abaixo alguns passos que irão facilitar no início do uso do Rolo de Equilíbrio:

1 – Posicione o rolo de equilíbrio perto de uma parede ou algum outro objeto que você consiga alcançar com facilidade com um dos braços, recomendamos que seja do lado direito para os destros e do lado esquerdo para os canhotos.

2 – Suba na bicicleta e se posicione corretamente apoiando o braço no objeto ao lado.

3 – Comece a pedalar devagar, sempre se segurando, e vá entendendo como a bicicleta reage aos movimentos do corpo.

4 – Depois de um tempo, comece a pedalar um pouco mais rápido e tire a pressão aos poucos do objeto que você está segurando. Não se assuste com a sensação de perda de equilíbrio, apenas volte a se segurar e continue pedalando

5 – Vá se soltando cada vez mais até que consiga se equilibrar. Mantenha a velocidade estável e tente olhar alguns metros a frente, levantando a cabeça.

6 – Daqui pra frente você seguirá o seu instinto e vai ficar mais confiante com o passar do tempo.

QUAIS AS VANTAGENS DE TREINAR NO ROLO DE EQUILÍBRIO?

Muitas pessoas fazem treinos no rolo de equilíbrio mesmo quando o tempo está bom ou quando poderiam sair na rua tranquilamente. Isso acontece porque a facilidade de fazer um treino no rolo é muito grande, você só precisa se concentrar durante uma hora por exemplo e depois está tudo pronto.

Pedalar na rua, dependendo da onde você mora, pode às vezes ser difícil e necessitar de mais horas de treino para ter o mesmo esforço de uma hora no rolo.

No Rolo de Treino de Equilíbrio você não para de pedalar em nenhum instante, isso faz com que o esforço seja concentrado em menos tempo de atividade.

Por exemplo, se você está com dificuldades para acompanhar aquela turma do sábado, e não tem tempo para treinar durante a semana, você pode se beneficiar muito do treino no rolo. Dificilmente você não vai encontrar 30min na sua semana para fazer um treino, e tenha certeza que ele vai ajudar muito no desempenho do pedal do sábado.

DICAS E CUIDADOS PARA UM BOM TREINO NO ROLO DE EQUILÍBRIO

Quando você pedala no rolo, o corpo aquece mais rapidamente pois não existe vento para resfriá-lo. Um ventilador é muito útil para ajudar a diminuir um pouco a temperatura.

Mesmo com ventilador, o corpo vai suar muito mais do que pedalando na rua. Sendo assim, é muito importante se manter hidratado e repor os sais minerais perdidos com a transpiração. De nada adianta treinar e não repor os nutrientes, os riscos de piorar o desempenho são grandes.

DICA DE HIDRATAÇÃO: Utilize o Isotonic Biociclo na BP Nutrition durante o treino no rolo, dilua 30g do suplemento em 500ml de água e consuma durante um treino de uma hora. Esse suplemento possui as quantidades certas de carboidratos e sais minerais para seu corpo ficar corretamente hidratado. Dessa forma o treino não será perdido!

QUERO COMPRAR ISOTONIC BIOCICLO BP NUTRITION

Consulte um profissional de Educação Física para montar um treino adequado ao seu perfil, existem diversas formas de fazer treinos específicos no rolo de equilíbrio que podem ajudar a melhorar as suas deficiências no pedal.

ONDE COMPRAR ROLO DE EQUILÍBRIO?

Veja abaixo onde comprar um bom Rolo de Equilíbrio para realizar seus treinos de ciclismo:

LOJAS ONLINE COM ENTREGA EM TODO BRASIL:

BP Bioshop >> https://www.bpbioshop.com.br/rolo-treinamento-equilibrio-classico-easyscroll

BP Bike Shop >> https://www.bpbikeshop.com.br/rolos-de-treino

NOSSAS CONCLUSÕES SOBRE O ROLO DE TREINO DE EQUILÍBRIO

O rolo de equilíbrio é um excelente equipamento para quem deseja evoluir ou para aqueles que apenas desejam manter o ritmo durante o inverno. Acreditamos que o rolo de equilíbrio é mais prazeroso do que um rolo fixo, é menos monótono e traz mais benefícios para a evolução do ciclista. É claro que se compararmos com um rolo fixo com conexão online e regulagem de esforço, daí sim o rolo de equilíbrio pode ficar um pouco abaixo. Porém o custo de um rolo de equilíbrio é muito menor que um rolo fixo eletrônico.

Sendo assim, acreditamos que o Rolo de Treino de Equilíbrio é uma ótima opção de compra!

BOAS PEDALADAS!

Se você chegou até essa frase do texto, sinal que está comprometido com o pedal. Então cadastre o seu e-mail abaixo para ter acesso a conteúdo exclusivo.

Entre na Lista VIP
Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade.
Digite seu melhor e-mail



Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

3 comentários

Antonio Silva Pinto · 10 de fevereiro de 2022 às 21:31

aos 40 anos usava a bike como meio de locomoção, da casa ou do trabalho para a academia e descobri e migrei para o mtb, aos 45 anos descobri as provas de longas distâncias e depois de reconhecimentos como “Super Randonneur”, fui reconhecido como Recordista Mundial de título Guinness World Recods na edição 2018, ao superar um recorde Ucraniano e fui superado por um Sul Africano no ano de 2020. Detalhe o recorde é maior distância registrada por um ciclista pedalando por 12 horas num rolo livre!

Como começar a pedalar no Rolo de Equilíbrio? | Blog da BP · 4 de setembro de 2020 às 08:54

[…] Leia também: Rolo de Treino de Equilíbrio, saiba tudo a respeito! […]

A verdade sobre a Cafeína para melhorar o rendimento no ciclismo | Blog BP · 6 de dezembro de 2020 às 10:41

[…] ter resultados positivos durante o treino, o ideal é consumir em torno de 30 min antes da […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Available for Amazon Prime