Conheça as diferenças entre sprinters e escaladores no ciclismo

Publicado por Equipe BP em

Você sabe a diferença entre um sprinter e um escalador?

Nas grandes voltas de ciclismo de estrada, os atletas não possuem o mesmo objetivo final. Alguns brigam pelos pontos e vitórias em etapas e outros pela vitória na classificação geral.

Assistindo essas provas você vai notar que basicamente os ciclistas se dividem entre escaladores (os que buscam a vitória na classificação geral) e os sprinters (que buscam vitórias em determinadas etapas).

PS: Nem todas as voltas favorecem os escaladores, alguns eventos como o Tour Down Under realizado na Austrália já teve diversos sprinters campeões.

Mas o que muda entre eles?

Sprinter

Os sprinters têm mais massa muscular, consequentemente são mais pesados. Eles treinam para ter mais força em períodos de tempo menores, como um sprint em uma chegada. Mesmo assim eles precisam percorrer a mesma distância junto com o pelotão, e as provas não são curtas!

Características do Sprinter

Escalador

Os escaladores geralmente são menores, mais leves e tem menos massa muscular. Seu treino é voltado para conseguir subir com a maior velocidade possível. Muitas vezes já vimos escaladores ganharem um tour depois de uma única escalada inspirada, abrindo vários segundos para seus adversários.

Características do Escalador

Apesar do treino fazer muita diferença, cada pessoa tem uma predisposição genética para se sair bem ou como sprinter ou como escalador.

Se observar os ciclistas em alguma transmissão, você conseguirá distinguir um sprinter de um escalador pela aparência física e também por alguns aspectos da pedalada e posicionamento no pelotão.

Geralmente o sprinter fica no meio do pelotão e muitas vezes é “puxado” pela sua equipe até o final da prova, economizando assim energia para a chegada.

Os escaladores também recebem ajuda da equipe, geralmente até alguma subida, onde ele fará um ataque para tentar vencer a etapa.

Existem muitas estratégias no ciclismo de estrada, sugerimos assistir a série Cada dia uma surpresa: Time Movistar. Lá você conseguirá entender um pouco mais sobre como funciona uma grande volta e as estratégias envolvidas.

Nas subidas mais longas você notará que o escalador sobe com muito mais naturalidade, geralmente pedala de pé e parece não sofrer. Já a subida de um sprinter, mesmo sendo um atleta profissional, parece um pouco mais sofrida.

Lembre-se que mesmo um sprinter do Pro Tour vai subir muito melhor que qualquer pessoa normal.

Comparação Ciclista Sprinter X Escalador

Você se sente mais à vontade subindo ou fazendo um sprint?

É difícil para um ciclista amador conseguir identificar essa predisposição, talvez com anos de pedal e muito aprendizado.

Mesmo assim é possível se beneficiar das suas características naturais e treiná-las para obter uma vantagem nos pedais e assim sofrer menos.

E quem não quer sofrer menos pedalando?

O ciclismo é um esporte que exige bastante do corpo, se você quer evoluir então precisa aprender a se alimentar direito, suplementar e ter hábitos saudáveis.

Sem esquecer da parte técnica da pedalada, que também é muito importante.

Esse conjunto de aprendizados pode ser acelerado quando você tem conteúdo de qualidade para consultar. Por isso criamos a Jornada do Ciclista. Se tiver interesse em evoluir no pedal, clique aqui.

Bons pedais!


Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

1 comentário

O que é uma road bike ou speed? | Blog da BP Nutrition · 23 de fevereiro de 2021 às 11:01

[…] também:Conheça as diferenças entre sprinters e escaladores no ciclismo[FOTOS EXCLUSIVAS] Soul 3R4 Edição Limitada 10 Anos com Shimano […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.