Conheça os incríveis benefícios da Noz Pecan

Publicado por Equipe BP em

A produção de noz pecan está em crescimento no Brasil. Cada vez mais, nutricionistas ao redor do mundo estão analisando os benefícios desse fruto tão saboroso.

Não faz muito tempo em que era costumeiro ouvir que, ao consumir gorduras, todos os sistemas do organismo sairiam prejudicados, mas principalmente o coração. Outra relação é que alimentos com gordura engordam. Bom, isso não é verdade absoluta e nem mentira. É importante saber separar as gorduras boas das ruins e prejudiciais a saúde.

Com o avançar dos estudos, foram descobertos diversos benefícios das oleaginosas, principalmente por conter óleos que fazem bem ao organismo. As nozes recuperaram sua reputação como uma excelente opção para lanches, por exemplo. Estão carregadas de nutrientes e não é necessário comer muitas para sentir-se satisfeito.

Realmente, algumas nozes possuem mais de 80% de gordura, mas também são as maiores fontes de Ômega 3, o que as tornam altamente saudáveis. Tudo é questão de saber comer na quantidade certa, sem exageros.

CONSUMO

O consumo de nozes do tipo macadâmia, pecan, castanha brasileira e castanha de caju tem aumentado em todo o mundo, principalmente devido à conscientização do consumidor sobre o valor nutricional e os benefícios que estes alimentos proporcionam à saúde.

Várias pesquisas comprovam os benefícios que as oleaginosas trazem para a saúde e apontam que uma porção diária dessas frutas garante um coração mais protegido, combate o envelhecimento precoce a até contribui para a perda de peso.

A ingestão diária de castanhas, nozes e amêndoas pode reduzir o LDL (mau colesterol) em até 7,4% e os triglicerídeos em até 10%. As gorduras monoinsaturadas das oleaginosas contribuem para controlar a taxa de açúcar no sangue. E castanhas, nozes e amêndoas também são ricas em gorduras poli-insaturadas, como o ômega 6, que ajudam a manter o nível do HDL (o colesterol bom). – Fonte: UOL

Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes ainda reduzem os problemas relacionados à menopausa e evitam a produção de radicais livres.

O fruto também é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes.

Recomenda-se o consumo de aproximadamente 28 gramas de nozes ao dia, pelo menos cinco vezes na semana, para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e dois tipos de diabetes. Mais do que isso pode ter o efeito contrário, promovendo ganho de peso e outras consequências negativas para a saúde.

noz pecan villa fitarelli

É importante informar que os benefícios só são visíveis quando a alimentação está balanceada. Só incluir nozes na alimentação não é suficiente.

Para emagrecer

As oleaginosas também podem contribuir na perda de peso e combater a gordura localizada. Os ácidos graxos ajudam a deixar a silhueta mais fina, ativando o metabolismo da queima de gorduras e eliminando o tecido gorduroso que se acumula na região abdominal.

Essas sementes e frutas também aumentam a sensação de saciedade e diminuem a vontade de comer doces. Uma boa dica é ingerir as oleaginosas antes das refeições, pois demoram mais para serem digeridas pelo organismo e a fome será menor depois.

Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais.

Elas também equivalem a um lanche prático e versátil. Podem ser consumidas puras ou em iogurtes, barras de cereais, mix de frutas secas, batidas em sucos e vitaminas, acrescentadas em bolos e pães, ou ainda salpicadas em saladas e sopas. Desta forma vão deixar os pratos mais saborosos e saudáveis. Abuse da criatividade.

Castanhas, nozes e amêndoas em saquinhos também são uma ótima opção de lanche para se consumir entre as refeições, especialmente no trabalho. Isso porque são fáceis de armazenar e transportar, e também por aumentar a saciedade, controlando a fome por períodos mais longos.

Lembramos que esses objetivos só podem ser alcançados se elas fizerem parte de uma dieta saudável.

Cuidado com o sal ou açúcar

É importante prestar atenção ao acréscimo de sal ou açúcar. Se você for ingerir castanhas cobertas com chocolate, por exemplo, as porções precisam ser bem menores ou até evita-las. O acréscimo de sal é muito comum nas oleaginosas vendidas em saquinhos e o sódio (presente no sal) é o maior causador da hipertensão arterial. Além disso, quando essas frutas são torradas e salgadas, suas estruturas são alteradas, não fornecendo todos os benefícios já apontados.

Na hora de comprar oleaginosas, é preferível adquiri-las com a casca, sempre que possível.

Porém, é importante consumir com moderação. Afinal, apesar de todos os benefícios que trazem à saúde, elas são bem calóricas. Um pacote de 100 gramas de castanha de caju, por exemplo, tem o mesmo valor calórico que um hambúrguer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O consumo de oleaginosas ricas em ômega 3 pode contribuir para a melhora do colesterol. Elas auxiliam o equilíbrio de gorduras no sangue, protegendo o coração. A Noz Pecan é uma dessas oleaginosas. É ainda fonte de minerais, como o magnésio e o fósforo, importantes para a saúde dos ossos e dentes. O zinco, também presente na semente, é essencial para o sistema de defesa do corpo.

Por ser rica em antioxidantes (entre eles o selênio), pode auxiliar a prevenção do envelhecimento precoce das células, além de fortalecer as defesas prevenindo gripes e resfriados.

O óleo encontrado na Noz Pecan é de alta qualidade e evita o mau colesterol. Seu consumo diário e consciente pode agregar muitos benefícios à saúde.

Sem dúvida, é um alimento que todos deveriam acrescentar em sua rotina, pois traz diversos benefícios à saúde.

Complemente sua alimentação com Noz Pecan na medida certa e aproveite todos os benefícios.

Lembre-se: Seu consumo deve ser natural, evitar versões salgadas ou doces. Ter uma dieta equilibrada também é de grande importância para que os resultados sejam satisfatórios.


Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.