Pasta de Amendoim e seus diversos benefícios para a saúde

Publicado por Equipe BP em

A pasta de amendoim não é novidade nos Estados Unidos, mas no Brasil ela está sendo conhecida e seu consumo tem aumentado. Esse aumento se deve ao fato deste produto promover diversos benefícios à saúde por causa das propriedades nele existentes.

Proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes são apenas alguns deles. Sabe o que é melhor? Justamente por causa da suas propriedades a pasta de amendoim é uma grande aliada para quem pratica exercícios físicos com frequência. Quem tem diabetes também pode consumi-la e obter muitas vantagens a partir disso.

Mas o que é a pasta de amendoim? Quais propriedades ela possui? Qualquer pessoa pode consumi-la? Essa e outras dúvidas vamos tirar a seguir!

Pasta de Amendoim
Pasta de Amendoim

O que é a pasta de amendoim e como é produzida?

Não é a toa que este produto recebe este nome, pois ele é feito tendo como matéria-prima o amendoim. Para produzi-lo utiliza-se o amendoim torrado seco e moído junto com óleos e demais ingredientes que dão textura e sabor.

No Brasil, a versão mais consumida é a que não contém açúcar nem conservantes. Assim aquela vontade de comer algo doce é enganada com sucesso.

Por saber do seu alto índice calórico muitas pessoas o evitam ou consomem com certo receio. Mas o creme de amendoim contém ferro, zinco, magnésio, vitaminas, antioxidantes e proteínas além de gorduras saudáveis. Ou seja, ele proporcionará diversos benefícios que devem ser levados em consideração no lugar da quantidade de calorias.

Quanto consumir e como

A pasta de amendoim é uma ótima fonte de energia e por isso a recomendação é que seja consumida 30 gramas ou uma colher de sopa por dia. Essa quantidade fornecerá ao organismo 163 kcal o que é ótimo para quem pratica exercício físico.

Vale ressaltar que é fundamental ter uma dieta equilibrada já que a manteiga de amendoim possui muitas calorias. Este alimento pode ser adicionado em variadas receitas e pode ser consumido até mesmo com pães durante o café da manhã.

Outra opção de consumo é em um sanduíche de pasta de amendoim, mas nesse caso é melhor escolher pães integrais para não ter uma adição alta de calorias e ganhar peso. Com torradas este alimento fica fabuloso bem como com banana ou maçã.

Para dar uma variada pode-se colocá-la nos recheios de bolos, smoothies, receitas salgadas que tenham legumes, frango ou arroz e saladas. Também é uma ótima opção ingerir essa pasta com iogurtes, mingaus e tapiocas.

Leia também:
Pasta de amendoim Mandubim – Conheça as novidades
Pasta de Amendoim Absolut melhor que a Vitapower?

Benefícios do creme de amendoim

Por causa das propriedades que o creme ou manteiga de amendoim possui diversos benefícios podem ser observados. Alguns dos principais são:

Prevenção de doenças

A manteiga de amendoim é rica em vários nutrientes capazes de melhorar a saúde como um todo. Nela há uma boa quantidade de minerais e vitaminas como a E que se trata de um antioxidante poderoso que combate os radicais livres.

Dessa forma o envelhecimento precoce é evitando e até ocorre a prevenção de doenças degenerativas e crônicas. Sua ação antioxidante também ajuda a proteger as gorduras presentes no corpo da oxidação.

Para se ter uma ideia da sua importância um dos aspectos da saúde que ela realiza é a proteção das células realizada através da membrana plasmática. Isso vai permitir que todas as funções que o organismo possui funcionem adequadamente.

Ótima para quem se exercita

Quem realiza exercícios físicos com o intuito de aumentar a massa muscular busca consumir alimentos que tenham proteína e calorias. São essas propriedades que irão ajudar a hipertrofia muscular. Elas estão presentes na pasta de amendoim que também contém magnésio e potássio.

Isso vai favorecer as contrações musculares, reduzir os riscos de lesões, fadiga muscular e até a prevenir as cãibras.

Pasta de Amendoim Select e Mandubim
Pasta Amendoim Select e Mandubim

Ótimo para os ossos

Na manteiga de amendoim está o magnésio que ajuda a melhorar a saúde dos ossos. De acordo com um estudo realizado a suplementação de magnésio nas mulheres que possuem osteoporose após a menopausa reduz a perda óssea. O melhor é que esse benefício pode ser observado até em um curto prazo.

Fortalece o sistema imunológico

A pasta de amendoim contém uma ótima quantidade de antioxidantes e vitamina E que, por sua vez, fortalece os glóbulos brancos. São eles que defendem o organismo dos agentes causadores de doenças. A vitamina B6 fortalece os glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio no organismo.

Já os antioxidantes atuam no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e ajudam algumas doenças a se desenvolverem.

Funcionamento muscular

O funcionamento muscular apresenta uma melhora quando o creme de amendoim passa a ser consumido. Isso acontece devido a sua alta concentração de potássio que é de grande importância para o funcionamento do organismo.

Afinal, ele possui várias funções no metabolismo e também ajuda as fibras musculares a se recuperarem e crescerem.

Previne a diabetes

Pesquisas já realizadas mostraram que o consumo da manteiga de amendoim ajuda a diminuir os riscos de ter várias doenças e entre elas está a diabetes. Basta consumir 2 colheres de sopa cinco dias da semana para reduzir as chances dessa doença se desenvolver.

Controla o apetite e ajuda a emagrecer

Por conter uma ótima concentração de nutrientes como proteínas e fibras este alimento é excelente para quem deseja controlar o apetite e emagrecer. Graças a essas substâncias é possível obter esse controle o que vai fazer com que a quantidade de calorias ingeridas por dia reduza. Consequentemente, o emagrecimento irá ocorrer.

Evita que pedras se formem na vesícula

Na vesícula pode ocorrer o acúmulo de cristais de colesterol que pode causar o chamado cálculo biliar. Segundo alguns estudos realizados, quem consome amendoim ou nozes regularmente reduz as chances disso acontecer em até 30%.

Protege o cérebro e evita o Alzheimer

Ao consumir regularmente o creme de amendoim o cérebro fica protegido contra o Alzheimer e comprometimento da memória. Isso ficou comprovado em um estudo que conseguiu mostrar que os alimentos que possuem niacina reduz essa chance em até 70%. O amendoim é uma ótima fonte dessa substância e por isso pode proteger o cérebro.

Reduz as chances de ter doença cardíaca

Na pasta de amendoim encontra-se o ácido graxo monoinsaturado que também é conhecido por gordura do bem. Graças a ela o colesterol ruim que obstrui as veias é controlado no organismo. Em contrapartida, as gorduras poli-insaturadas ajudam a reduzir os triglicérides.

Já o ácido cumárico, fitosteróis e resveratrol são antioxidantes que ao se juntar com a vitamina E ajudam na prevenção das doenças cardíacas.

Use os alimentos a seu favor!

A pasta de amendoim é um alimento que promove diversos benefícios tanto para quem pratica exercícios físicos regularmente quanto para quem deseja ter uma alimentação saudável.

Quer conhecer todos os benefícios que uma alimentação saudável pode promover? Então fique em nosso site, leia nossos conteúdos e compartilhe os que achar mais interessantes!

ONDE COMPRAR PASTA DE AMENDOIM?

Abaixo temos uma sugestão de onde comprar Pasta de Amendoim, clique e confira:


Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

4 comentários

Conheça a Pasta de Amendoim com Bacon da Vitapower | Blog BP · 16 de janeiro de 2020 às 17:58

[…] Nós já falamos aqui no blog sobre os diversos benefícios da Pasta de Amendoim, veja o post no link abaixo:PASTA DE AMENDOIM E SEUS DIVERSOS BENEFÍCIOS […]

Conheça a Pasta de Amendoim com Whey Protein da Absolut · 18 de setembro de 2020 às 16:17

[…] Leia também: Pasta de Amendoim e seus diversos benefícios para a saúde […]

Pasta de Amendoim Absolut melhor que a Vitapower? | Blog BP · 28 de setembro de 2020 às 10:14

[…] Leia também: Pasta de Amendoim e seus diversos benefícios para a saúde […]

Açaí, Banana e Beijinho: as nova Pastas da Mandubim | Blog BP · 4 de fevereiro de 2021 às 16:18

[…] Nós já falamos sobre os benefícios dela aqui no blog, veja:Pasta de Amendoim e seus diversos benefícios para a saúde […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.