Pressões mais baixas em pneus no Paris-Roubaix: uma tendência em ascensão

Publicado por Equipe BP em

37psi em pneus 32mm?

Em uma análise recente da revista Cycling Weekly, foi observado que os competidores do Paris-Roubaix estão optando por pressões de pneu surpreendentemente baixas, chegando a 37psi (2.5 bar), e, em alguns casos, até menos. Esta escolha se deve principalmente à inclusão de pneus mais largos no ciclismo, especialmente nas edições mais recentes do Paris-Roubaix, conhecido como o “Inferno do Norte” devido aos seus desafiadores setores de paralelepípedos.

Exploração do percurso com a Equipe Lifeplus-Wahoo

A equipe feminina britânica Continental Lifeplus-Wahoo, juntamente com seu fornecedor de rodas, Hunt, realizou recentemente um reconhecimento do percurso da corrida. Durante essa exploração, a menor ciclista da equipe decidiu usar uma pressão de pneu de 37psi para o dia da corrida.

Paddy Brown, engenheiro de design da Hunt, expressou surpresa com a necessidade de pressões tão baixas, observando que a maioria dos ciclistas terminou na faixa de pressão média a alta de 30psi.

37psi em pneus 32mm?

A evolução dos pneus no ciclismo

A adoção de pneus de 32mm sem câmara é uma tendência crescente, como visto durante o reconhecimento do Lifeplus-Wahoo. Essa preferência por pneus mais largos é corroborada por declarações de John Degenkolb, vencedor de edições anteriores, que aumentou o tamanho dos pneus para 32mm em 2023, diferentemente dos 30mm usados anteriormente.

Segundo Brown, a transição de pneus de 23mm para 32mm permite que os ciclistas reduzam ainda mais a pressão do pneu sem sacrificar a resistência ao rolamento na estrada.

O equilíbrio entre conforto e velocidade

Uma pressão excessivamente alta faz com que o ciclista “pule” sobre os paralelepípedos, afetando o conforto e diminuindo a velocidade. A ideia é manter a massa central do ciclista o mais estável possível, permitindo que o pneu se deforme sobre os obstáculos sem que o ciclista tenha que alterar seu caminho.

As ciclistas, geralmente mais leves do que os homens, podem se dar ao luxo de usar pressões ainda mais baixas. No paddock da equipe masculina do ano passado, houve um consenso geral de que as pressões variavam entre 50psi (3.5 bar) e 65psi (4.5 bar).

Estratégias individuais para o Paris-Roubaix

A ciclista El King, da Lifeplus-Wahoo, planeja usar 37psi (2.6 bar) no pneu dianteiro e 40psi (2.8 bar) no traseiro para a corrida deste sábado. Ela afirma que essa configuração é “substancialmente mais baixa” do que a utilizada durante o restante da temporada. O desafio está em encontrar o equilíbrio certo entre eficiência nos setores de asfalto e desempenho nos paralelepípedos.

Em comparação, na Nokere Koerse, uma corrida realizada em paralelepípedos na Bélgica, King usou pressões de 50psi (3.6 bar) e 54psi (3.7 bar). Ela não percebeu um aumento significativo na resistência ao rolamento no asfalto.

Este artigo foi inspirado pelas informações e análises fornecidas pela Cycling Weekly, destacando como a escolha e ajuste dos pneus são componentes cruciais para enfrentar os desafios do Paris-Roubaix.

Não fique sem energia durante o pedal.

O Isotonic Biociclo possui quatro fontes de carboidratos de excelente qualidade, além de sais minerais na medida certa. Basta misturar com água e consumir durante toda a atividade.

Biociclo Isotonic BP Nutrition

Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *