Beta-alanina e os seus benefícios no ciclismo
Pedalar é uma atividade que demanda muita energia, se você quer aumentar a capacidade física, então precisará cuidar da sua alimentação, suplementação e treino.
A beta-alanina é um suplemento que foi liberado pela Anvisa há pouco tempo e é capaz de trazer benefícios concretos para os praticantes de esportes de alta intensidade como o ciclismo.
O que é a beta-alanina?
É um aminoácido fundamental para a síntese e aumento das reservas musculares de carnosina, que possui um papel fisiológico muito importante no exercício físico.
A beta-alanina é capaz de diminuir a sensação de fadiga, aumentado o rendimento durante os exercícios físicos intensos.
A beta-alanina é um aminoácido que possui grande destaque e comprovação de eficácia quando o assunto é a melhora de rendimento esportivo através do retardo da fadiga!
Como é o funcionamento da beta-alanina?
Ao ser consumida, a beta-alanina se junta ao aminoácido histidina e então formam a carnosina.
Ao nos exercitarmos em alta intensidade, vamos acumulando Íons de hidrogênio (H+) provenientes da geração de energia (ATP). Esse acúmulo de de H+ leva a acidose muscular, que é a redução do PH.
Essa diminuição do PH acaba reduzindo as contrações musculares, provocando aquela sensação de queimação em exercícios intensos, levando o atleta a fadiga e causando a queda de rendimento.
A beta-alanina é um aminoácido que tem como função aumentar a carnosina intracelular, pois é ela, a carnosina, que age evitando a acidose muscular equilibrando o PH, retardando o aparecimento da fadiga e melhorando a performance.
A beta-alanina é segura?
Segundo o COI (Comite Olímpico Internacional) a beta-alanina é “Padrão Ouro” de eficácia na melhora direta do rendimento esportivo, quando consumida corretamente.
Como consumir a beta-alanina?
O consumo segundo as diretrizes do COI é de 0,65mg por kg, dividido em 4 doses diárias. (Um atleta de 80kg deveria ingerir 5,2g ao dia ex: 80×0,065 = 5,2g)
Já a ANVISA indica consumir 2g ao dia.
Vale ressaltar que seu efeito não é imediato, advém de uso crônico, devendo ser ingerida todos os dias, mesmo nos dias que não irá treinar. Tendo seus benefícios notados após 3 ou 4 semanas de uso, semelhante a creatina.
Quais os efeitos colaterais da beta-alanina?
Ao consumir a beta-alanina algumas pessoas relatam uma sensação de formigamento ou coceira na pele, chamada de parestesia.
A parestesia é um efeito adverso bem conhecido, ocorre pela ativação de alguns neurônios sensoriais e pode acontecer em lugares variados como mãos, pernas e partes da face. Esse efeito desaparece após 30/45 minutos do consumo.
Não são todas pessoas que relatam esse sintoma e ela geralmente acontece quando a dose ingerida for mais concentrada ou no começo do protocolo de suplementação.
Como a beta-alanina vai me ajudar no ciclismo?
Sabe quando você chega no limite e os seus músculos parecem estar queimando?
Você poderia continuar por mais alguns instantes realizando o esforço, mas desiste por causa dessa sensação?
É justamente nesse momento que a beta-alanina irá ajudar, ela vai diminuir a sensação de queimação e fazer com que você consiga realizar o esforço por mais tempo.
Uma pesquisa publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition em 2012 examinou os efeitos da suplementação com beta-alanina em ciclistas de endurance. Os resultados mostraram que a suplementação com beta-alanina aumentou significativamente o tempo até o esgotamento durante o exercício de endurance em ciclistas. Além disso, os ciclistas que receberam beta-alanina apresentaram melhorias significativas na força muscular e na potência.
Referência:
Kendall, K. L., Kingsley, M. I., Folland, J. P., & Stannard, S. R. (2012). The effects of beta-alanine supplementation on exercise performance: a systematic review and meta-analysis. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 9(1), 20. https://doi.org/10.1186/1550-2783-9-20
Onde comprar beta-alanina?
Você pode comprar a Beta Alanina direto da BP Nutrition, acesse o link abaixo para ver esse suplemento e aproveitar a oferta.
Leia também:
Conheça 10 benefícios da beta-alanina para você viver melhor
Conheça a importância dos sais minerais para o ciclista
Conheça os benefícios do abacate para os ciclistas
0 comentário