Como se alimentar depois do pedal?

Publicado por Equipe BP em

Saber como se alimentar depois do pedal é um cuidado que tanto os ciclistas de fim de semana quanto os diários precisam saber. Afinal, este é um esporte de alto esforço e que necessita de um planejamento alimentar para antes e depois de ser praticado. Assim o organismo terá todos os nutrientes que necessita para se recuperar adequadamente.

No post anterior nós falamos sobre o que comer antes do pedal, veja no link a seguir:
O que comer antes de pedalar?

Alimente-se bem depois de pedalar

A recuperação muscular é de grande importância no pós-treino e alguns alimentos são maravilhosos para esta finalidade. Mas ter atenção apenas a isso não é o mais importante. Vamos conferir quais alimentos são perfeitos para serem consumidos após pedalar?

Como se alimentar depois do pedal: Quais alimentos devem ser consumidos

Se antes de pedalar é preciso ingerir alimentos que fornecem energia ao corpo, após o pedal o ideal é optar por aqueles que ajudem na reconstrução muscular. Nesse caso, as melhores opções são:

Proteínas

No pós-treino é preciso ingerir alimentos que sejam ricos em proteínas. Os queijos, ovos, carnes, soja, leguminosas como lentilha, feijão, grão-de-bico além de iogurtes com baixo teor de gordura são ótimas opções.

Mas isso não quer dizer que é preciso exagerar na quantidade de proteínas ingeridas após o treino. Afinal, o corpo também vai precisar de glicogênio para restaurar os músculos. Por isso também é preciso ingerir alimentos que contenham carboidratos.

O ideal é que após pedalar seja ingerida a quantidade de proteína seguindo uma proporção: para cada grama dessa substância outras três de carboidratos também sejam consumidas.

Carboidratos

Quando realizamos uma atividade física as reservas de energia são gastas para que a massa magra seja preservada. Isso quer dizer que as proteínas não são utilizadas como fonte de energia. Quando esse estoque é gasto é preciso repor para usufruir dos seus benefícios e aumentar a massa magra.

É por este motivo que após o pedal é preciso ingerir alimentos que contenham carboidratos. Mas quais alimentos podem ser consumidos nesse momento? Nesse caso é preciso combinar os carboidratos simples com os complexos como frutas e batata doce cozida, por exemplo.

Alimentos que contenham farinha de trigo como os pães e bolos, por exemplo, são ótimas opções de consumo após pedalar. Entretanto, existem algumas pesquisas que apontam um efeito inflamatório no corpo de quem consome esses alimentos.

Por isso se você sente os músculos inflamados e dores no corpo vale a pena evitar esses alimentos e seus derivados.

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Hidratação

O consumo de proteínas deve ser alto após pedalar e isso vai exigir que a quantidade de líquidos ingeridos também seja maior. Afinal, será preciso repor água e sais minerais que foram perdidos durante o exercício físico.

Vale a pena apostar na ingestão não apenas de água, mas também de suco natural de frutas. Dessa forma o organismo receberá H2O e ainda terá líquido suficiente para ajudar a digerir as proteínas e auxiliar nas demais funções do corpo que são vitais.

Os isotônicos também são ótimas opções de se alimentar depois do pedal, pois são ricos em sais minerais e ajudam a hidratar o corpo de forma mais completa.

Quanto as bebidas alcoólicas elas até podem ser consumidas desde que não haja exageros. Caso contrário, ao invés de hidratar o corpo elas causarão desidratação, pois possuem efeito diurético quando em excesso.

Os alimentos ajudam no pós-treino

Saber como se alimentar depois do pedal é de grande importância. Afinal, após um esforço físico é preciso ingerir os alimentos certos para repor as energias e usufruir de todos os benefícios que o exercício proporciona.

Quais suplementos utilizar depois de pedalar?

Existem suplementos alimentares excelentes para serem consumidos depois de pedalar, eles irão fornecer todos nutrientes necessários para uma melhor recuperação energética e muscular. Uma ótima combinação para se usar no pós-treino é o Whey Protein e uma Dextrose.

Whey Protein: Proteína de rápida absorção que irá ajudar na reconstrução muscular e evitar a perda de massa magra.

Whey Protein BP Nutrition
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Dextrose: Carboidrato de rápida absorção, vai ajudar na recuperação energética de forma saudável.

Dextrose BP Nutrition
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Como utilizar Whey Protein e Dextrose juntos após o pedal?

Coloque uma dose de Whey Protein BP (30g) e uma dose de Dextrose BP (25g) em uma coqueteleira com 250ml de água e misture bem. Tome logo depois de terminar o pedal. Para garantir melhores resultados na recuperação, não deixe passar mais de uma hora depois de acabar o pedal para consumir os suplementos.

Quem é a BP Nutrition?

Somos a primeira marca de suplementos Brasileira focada em ciclismo e esportes de resistência (endurance). Somos ciclistas e corredores, entendemos as reais necessidades desses esportes para formular os melhores produtos.

Conheça a linha completa aqui:
www.bpnutrition.com.br


Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

4 comentários

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