5 erros comuns no treinamento de base no ciclismo

Publicado por Equipe BP em

É engraçado como tudo parece acontecer em ciclos. À medida que a Terra completa seu próprio ciclo, o calendário retorna ao início do ano, e muitas pessoas também voltam seus treinamentos para a fase de base.

Nos últimos meses, muitas pessoas estiveram no auge de sua preparação, concluindo seus treinos mais intensos do ano ou até mesmo tirando um tempo para recarregar as energias antes de começar tudo de novo.

Não importa quando o seu ciclo de treinamento comece, o ideal é iniciar na fase de treinamento de base para construir um preparo sólido para a temporada que se aproxima.

Aqui estão os cinco maiores erros que observamos as pessoas cometerem durante o treinamento de base:

Exagerar na intensidade:

Na sociedade em que vivemos, glorificamos o trabalho árduo. Quanto mais alguém se esforça, mais mérito damos a eles e mais os elogiamos.

No entanto, no treinamento de base, mais difícil nem sempre é melhor, na verdade, raramente é.

Durante o treinamento de base, estamos tentando construir adaptações fisiológicas que só podem ocorrer quando estamos operando de forma aeróbica (ou com oxigênio). Essas adaptações incluem, entre outras coisas, o aumento da quantidade de sangue que o coração pode bombear por batimento, diminuindo assim a frequência cardíaca, aumentando a densidade e eficiência capilar, bem como o fluxo sanguíneo para os músculos.

Além disso, ele aumentará o tamanho e o número de suas mitocôndrias, o que proporciona mais disponibilidade de energia ao seu corpo.

Quando cedemos à tentação de nos esforçar mais do que deveríamos durante o treinamento de base, tiramos a capacidade do nosso corpo de concluir algumas ou todas essas tarefas de adaptação muito importantes. Como resultado, você pode entrar na próxima fase de treinamento mal preparado.

Na próxima vez que se sentir culpado por não se esforçar “o suficiente” durante um passeio, afaste esse sentimento e lembre-se de seus objetivos gerais. Ir com calma também exige disciplina.

Pressa:

Como diz o ditado, coisas boas levam tempo. Não há como apressar o treinamento de base. Essas adaptações levam tempo.

A duração do tempo que você precisa passar na fase de treinamento de base varia de ciclista para ciclista, dependendo de seus objetivos e níveis de experiência. Dito isso, ninguém, nem mesmo os melhores profissionais, pode pular o treinamento de base por completo.

Não se sinta tentado a encurtar seu treinamento de base quando surgir uma corrida no início da temporada. Uma ou duas semanas na fase de base não são suficientes para começar a construir alta intensidade em cima disso.

Idealmente, como regra geral, tente passar 12 semanas na fase de treinamento de base.

Aumento rápido da intensidade:

Já que você não pode ir com muita intensidade, por que não prolongar o treinamento, certo? Não necessariamente.

Especialmente no início do treinamento de base, muitas pessoas ficam excessivamente empolgadas. Elas se sentem motivadas com base em novos objetivos e estão revigoradas pelo tempo longe da bicicleta.

Algumas pessoas começam com um volume de treinamento tão alto que não têm como evoluir. Se você começa com um volume muito alto, corre o risco de se esgotar ou se lesionar mais tarde na temporada. O ideal é aumentar seu volume em cerca de 10% de uma semana para a seguinte.

Paradas frequentes:

Os passeios até a cafeteria serão sempre uma tradição no treinamento de base. No entanto, parar com muita frequência ou por muito tempo pode prejudicar sua capacidade de fazer melhorias. Um dos objetivos do treinamento de base é construir resistência e durabilidade, e isso só é alcançado pedalando sem interrupções.

Uma parada aqui ou ali para reabastecer ou uma parada no final do passeio está tudo bem. Tente evitar parar para um almoço inteiro, no entanto.

Inconstância:

É muito melhor treinar por curtos períodos de tempo de forma consistente do que por longos períodos com dias de folga no meio. As pessoas são tentadas por passeios e esforços longos e, em seguida, precisam tirar dias ou até semanas de folga para se recuperar ou para cumprir outras obrigações.

Não caia nessa armadilha.

Em vez disso, baseie a duração de seu treinamento no que você sabe que pode manter de forma consistente.

Portanto, mesmo que esteja se sentindo intimidado, lembre-se de que algo é sempre melhor do que nada, então suba na bicicleta e comece a pedalar. Muitas vezes, todo o resto cuidará de si mesmo.

O treinamento de base pode não ser tão glamouroso quanto os treinos intensos, mas é a pedra angular para uma temporada de sucesso. Evite esses erros comuns e estará no caminho certo para um desempenho notável.

Texto original: 5 common base training mistakes


Equipe BP

Mais de 15 anos de experiência com suplementação, nutrição e ciclismo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *