Whey Protein pós cirurgia bariátrica
A obesidade é um problema grave e pode afetar diversas funções do organismo. Em casos mais graves, a alimentação e a prática de exercícios não são suficientes para que a pessoa perca peso e mantenha a saúde, por isso a opção mais segura é a cirurgia bariátrica. Há casos em que o indivíduo não consegue praticar nenhuma atividade, justamente pelo peso elevado, que pode afetar articulações e provocar ainda mais problemas ao organismo.
Outros agravantes da obesidade são a hipertensão, diabetes, disfunções respiratórias, etc. O tratamento contra a obesidade é considerado clínico, é necessário que se tenha acompanhamento de um profissional no pré e pós-operatório, assim como na reeducação alimentar, física e avaliação psicológica.
O QUE É CIRURGIA BARIÁTRICA?
Conhecida também como cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estômago. Os métodos para o tratamento cirúrgico contra a obesidade devem ser feitos em condições extremas, ou seja, quando o paciente não consegue mais reduzir seu peso sozinho e corre algum risco devido à obesidade. É recomendada principalmente para pacientes com o índice de massa corporal (IMC) superior a 40.
A cirurgia bariátrica tem como objetivo auxiliar o paciente a alterar os hábitos e a qualidade de vida, fazer com que sua rotina se torne mais agradável e saudável.
Para ser submetido aos tratamentos cirúrgicos, o paciente deve:
- Estar com 45 kg acima do peso ideal ou com o IMC de 40 ou superior a isso;
- Pacientes com IMC de 35, mas que tenham problemas de saúde relacionados à obesidade;
- Faixa etária de 16 a 60 anos;
- Histórico em não conseguir perder peso;
- Não ter nenhuma doença que seja contraindicada para a cirurgia.
ALIMENTAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA
As mudanças nos hábitos alimentares dos pacientes devem ocorrer ainda antes do procedimento cirúrgico, para que ele comece a se preparar para as mudanças futuras. O paciente deve aprender a comer devagar, em quantidades pequenas, mastigando bem os alimentos. Esse procedimento auxilia no período posterior à cirurgia.
A nutrição é de grande importância, porque a quantidade e o tipo de alimento que poderão ser consumidos serão limitados. Os cuidados são divididos em 5 fases, após o procedimento cirúrgico:
1° fase – Alimentação líquida: Tem como objetivo a garantia da adaptação com pequenos volumes. Há uma acentuada perda de peso e de minerais e vitaminas devido à alimentação, portanto devem ser supridos com suplementos alimentares.
2° fase – Evolução da consistência: Ocorre a introdução de alimentos pastosos como cremes e papas.
3° fase – Seleção qualitativa e mastigação exaustiva: Preferência aos alimentos que irão fornecer mais nutrientes, como o ferro, cálcio e vitaminas.
4° fase – Otimização da dieta: A alimentação evolui e chega próximo do que seria satisfatório. Ocorre no 3° mês após a cirurgia e praticamente todos os alimentos passam a ser utilizados na alimentação diária. As quantidades devem continuar pequenas.
5° fase – Adaptação final e independência alimentar: A partir do 4° mês. É necessário que ocorra acompanhamento médico sobre a evolução do peso e as perdas nutricionais.
Os obesos que passam por uma cirurgia bariátrica necessitam de orientação nutricional permanente para suplementar a dieta com compostos ricos em proteínas, vitamina B12 e ferro. Cuidados especiais para evitar casos de desnutrição após a cirurgia são necessários.
WHEY PROTEIN APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA (cirurgia de redução do estômago)
A deficiência de proteína é bem comum em pacientes que passam por cirurgia bariátrica. Essa deficiência ocorre pois estima-se que apenas 57% da proteína ingerida é absorvidas após a realização da cirurgia.
Nutricionistas e médicos recomendam a utilização de suplementos proteicos em pó e de alto valor biológico (normalmente whey protein), seguindo uma dieta hiperproteica. A quantidade recomendada por dia varia conforme o paciente, e deve ser avaliada por um nutricionista, pois varia conforme a necessidade nutricional de cada um.
Estudos comprovam que pacientes com dieta controlada com maior aporte proteico, perdem peso de forma mais rápida com maior perda de porcentagem de gordura.
A carência de proteínas pode dificultar a cicatrização da ferida cirúrgica, pois elas são quebradas em aminoácidos e peptídeos, necessários para a reparação de tecidos, tais como o colágeno. A quantidade de proteína necessária para essa reconstituição depende da idade do paciente, o tamanho da ferida e de fatores como o stress e as possíveis infecções presentes no quadro.
O ISO Whey da BP Nutrition é uma excelente opção proteica para uso após a cirurgia bariátrica devido a sua fácil digestibilidade e absorção. A permanência estomacal da proteína do soro do leite durante o processo digestivo é curta em relação a outras fontes proteicas mais complexas. As vantagens desse whey, além da qualidade e alta absorção, são a boa dose de BCAAs e cálcio, baixo nível de carboidratos e gorduras, além de não conter açúcar, conservantes e corantes artificiais. Por se tratar de uma proteína isolada, a lactose está presente mas em quantidades muito baixas, o que evita o risco de alergia alimentar como efeito colateral.
As proteínas do soro do leite ainda demonstram efeito significativo na resposta imune, importante para pacientes que passaram por processo cirúrgico.
ONDE COMPRAR WHEY PROTEIN COM FACILIDADE?
A loja online da BP Nutrition é o lugar mais fácil para comprar Whey Protein depois da cirurgia bariátrica (cirurgia de redução do estômago). O processo de compra é muito simples e seguro, os preços são sempre justos e a loja ainda oferece um sistema de pontos onde você ganha descontos nas compras seguintes. As entregas são feitas em todo o Brasil com bastante agilidade, assim você sempre terá o suplemento disponível para consumo.
Para visitar a loja e ver os preços, clique aqui.
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO
O período após a cirurgia é considerado pelos pacientes como o mais difícil, devido ao desconforto e adaptação. Após o procedimento, o psicólogo deve acompanhar o paciente no intuito de auxiliá-lo nessa nova fase, pois ele terá que lidar com uma nova aparência, as dificuldades do pós-operatório e as limitações alimentares. É importante que ele entenda que as restrições não são um impedimento a sua liberdade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade grave, com o organismo propício a doenças causadas pelo peso elevado. Não deve ser feita em pacientes que apenas querem emagrecer de forma mais rápida. Diversos critérios devem ser levados em conta, afinal o processo não é simples, assim como o pré e pós-operatório. Após a cirurgia, o paciente deve tomar uma série de cuidados, visando acelerar o processo de cicatrização e a adaptação a seu novo estilo de vida.
Lembramos que todo esse processo deve ser acompanhado por profissionais de saúde, desde a decisão inicial de fazer a cirurgia até os acompanhamentos após o procedimento. A falta de acompanhamento pode acarretar em problemas maiores, como desnutrição ou até a volta de todo peso perdido.
0 comentário